segunda-feira, 3 de maio de 2010

1ª APRESENTAÇÃO: A TRANSPOSIÇÃO DE DADICA COM INTERMEDIADORA ENTRE O CONHECIMENTO CIENTIFICO E O CONHECIMENTO ESCOLAR



A importância do Conhecimento

A transformação de dadica com intermediario entre conhecimento cientifico e conhecimento escolar, revista eletronica de ciencias da educaçao, campo largo, V.7, nov. 2008. Lucas Dominguini, Univercidade Extremo Sul Catarinense (UNESC).
Tendo em vista os questionamentos e alusões feitas a longo do texte, no que tange a respeito da transposição didadica, conhecimento cientifico, conhecimento escolar; nota-se o quanto tal assunto vem trazendo discurssões e criticas diversas.
o Texto relata a importancia do conhecimento na vida das pessoas, mostrando como é essencial conhecimento para socialização do Homem com a natureza. Dá enfase ao conhecimento cientifico e todas as suas peculiaridades, tentam mostrar ao leitor, que o ensino escolar transmite apenas uma parte de conhecimento, de uma forma simples e direta com objetivo de fazer o aluno entender aquilo que estar sendo falado, para que ele consiga adiquirir ao menos um conhecimento basico para a vida. Sendo que o conhecimento cientifico e transformado em conhecimento escolar atravez de uma transposição de dadica, que é feita pelo professor em sala de aula adaptando o conteudo a realidade dos alunos.
Quando paramos para olhar por esse angulo, percebemos a importancia da transposição de dadica, seria quase impossivel levar para uma sala de aula todo um conteudo de uma dorma cientifica, assim dificurtariamos o aprendizado do aluno, sendo, que muito do conhecimento cientifico ja faz parte do conhecimento geral só que de forma popular, não deixando de ser conhecinendo, mas simplificado e de facil acesso entendimento a todas as pessoas.

2ª APRESENTAÇÃO: CONHECIMENTO CIENTIFICO; SEU ENSINO E APRENDIZAGEM: ATUALIDADE DO CONSTRUTIVISMO



CIENCIAS HOJE
" O que está sendo ensinado aos futuros profissionais de Ciências"
Conhecimneto cientifo seu ensino e aprendizagem: Atualidade do construtivismo, Queiroz, G. R. P. E barbosa Lima M. C. Institoto da física - UERJ
No texto, o autor busca o sentido das verdadeiras do construtivismo e a importancia do mesmo para a construção do conhecimneto e o enrequecimento cientifico para o conhecimneto da ciencia. São varias os estudiosos e diversos as definições a ser do construtivismo, é na ciencia que o "construir" vira objeto de interação entre o concreto e as especulações do ser humano que sempre buscam algo novo. O autor deixa claro que a partir dessas especulações e da interação com o meio, que nem toda tese é única e permanente, tudo se reformula. O que está sendo ensinado ao futuro profissional na área de ciencias, qual seu conceito, que tipo de tese ele defende qual sau didática e sua postura em relação a ciência do contrutivismo como esses alunos estão sendo estimulados para o mercado de trabalho. Essas é uma sas preocupações em relaçõa o futuro profissional na área se está estimulando a capacidade do aluno ao ensino aprendizagem, o deixando o seu lado crítico e respeitando o seu ponto de vista em relação á ciências.
Podemos observar que os profissionais na área de ciência tende cada dia mais a se enquadrar nas exigencias didáticas e metodologicas para o ensino aprendizagem dos alunos e dele próprio, estando sempre bem atualizados mediante as mudanças constantes na área de ciências decorrentes das inumeras descobertas cientificas que acontecem a todo e qualquer momento, tornando-se pesquisadores construtivistas e formando pessoas capazes de formular suas proprias opiniões as conteudos lançados por eles , respeitando o e a bagagem de cada um. O aluno de ciências de hoje não pode se basear só no seu aprendizago acadêmico, mas no conhecimento trazido pelo aluno tornando-se material de pesquisa, a ci~encias é cada vez mais uma coleção de leis, fatos e acontecimnetos que a mente crir e comprova, baseando-se no censo comum, comprovado com a tese ciêntificamente comprovada.

3ª APRESENTAÇÃO: O PAPEL DO TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTIFICA NA FORMAÇÃO DO ALUNO ADOLECENTE

O texto de divulgação cientifica dá elementos para que o aluno compreenda outras áreas do conhecimento - história, geografia, ciências etc. A notícia e areportagem colocam o jovem em contato com está acontecendo em seu bairrro no país ou no mundo com reflexos no seu dia -a-dia, levando-o a adotar um posicionamneto conciente e até mesmo uma atuação a partir desse conhecimento. É por meio da linguagem que expressamos ideias, pensamentos e intensões, por meio delas estabelecemos relações interpessoais tão importantes para o adolescente que esta´em busca da sua identidade.
Muita gente ainda trilha o caminho tradicional da tradução de texto e da memorização de vocabulario. Já a teoria e prática suficientes para dizer que essas não são as melhores opções.
O professor tem como importância dar continuidade a Divulgação Cientifica de modo a intensificar o raciocíno e instrumento e instrumentalizar o dominio da escrita, isso dará ao aluno maior expressivamente gerando conceitos.
Uma tarefa imporante do mestre é informatizar a linguistica, intermediando conhecimento gerando a busca do aluno descutindo aspectos despertando curiosidades, colocando tudo em conjunto.
Conforme vimos no texto da UNESCO divulgou a tragica noticia de que nossos jovens brasieliros estão terminando sua escolaridade obrigatória e muitos não tem habilidade de leitura, foi um potencial muito baixo. Entre as três áreas avaliadas, leitura, matemática e ciências.
O Brasil apresentou um nivel muito baixo, 84% dos adolescentes avaliados apresentaram habilidades abaixo do nivel 2, ressaltando desse total temos 33% no nivel 1 e 23% abaixo do nível 1, é uma vergonha para nós brasileiro ouvir um percentual desses; realmente triste. Hoje cada vez mais em nossa sociedade, aleitura é fundamental para nos associarmos, de acordo o relatório da UNESCO, a leitura é essencial para se oter êxitoo nas sociedades, na vida moderna dependendo muito de se acessa adequadamente, administrar, integrar, avaliar e refletir sobre a informação escrita, e para isso precisamos ler textos e livros, variados, etc...
O que pecebemos na educação de modo geral, existe varios aspectos que levou o Brasil nesse pecentual de um nível tão baixo. Entre estão a falta de interesse dos professores a falta de oportunidades, a falta de motivação, socio-econômico, etc. De um modo geral pouco dão imporancia ou nehum interesse em sala de aula.
Atualmente, com as novas pespectivas na analise do discurso tem se abordado questões de envolve a divulgação cientifa especialmente aquelas que dizem respeito à neutralidade a a ausência do sujeito na fala cientifica.


4ª APRESENTAÇÃO: A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIÊNTIFICO.

Texto: A pratica Pedagogica e a Construção do Conhecimneto Cientifico. sandra Regina Gardacho Pietrobom. Aluna domestrado em educação da PUC-PR. Professora do curso de pedagogia da Universidade Federal do Centro Oeste.

O texto requerente faz uma abordagem histórica muito interessante sobre a prática pedagógica.
A autora trata com clareza as fazes pela qual passou a educação, antes volta para o misticismo e cremças, tendo Deus como centro ( Teocentrismo), depois para a visão racionalista (antropocentrismo).
Ela enfatiza sucintamente alguns principios para que a prática docênte favoreça a construção do conhecimento, cita nomes de vários estudiosos e suas concepções e dão suporte e complementam sua pesquisa.
Uma caracterista marcante da evolução d conhecimneto cientifico tratado pela autora acontece na modernidade onde o homem passou a ser visto como ser pensante.
A "bagagem" do aluno suas vivências e experiências passaram a ser tratadas como ponto de partida para o desenvolvimneto das práticas pedagógicas, também faz considerações dos desafios dos educadores quando propõe a ruptura da visão fragmentada, sugerindo a interdisciplinaridade.
É possível afirmar que esse texto traz um apanhado de informações tracando uma "linha do tempo" sobre a evolução do conhecimneto e a prática pedagógica de suma imporatncia para o fazer docente atual.



Evento


É um processo seletivo destinados aqueles que possuem ensino médio.
Para engressa através desta modalidade é necessario a realização de uma redação de caráter eliminatório.
Inscrições: de 19 de abril a 14 julho de 2010.

Evento