segunda-feira, 3 de maio de 2010

3ª APRESENTAÇÃO: O PAPEL DO TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTIFICA NA FORMAÇÃO DO ALUNO ADOLECENTE

O texto de divulgação cientifica dá elementos para que o aluno compreenda outras áreas do conhecimento - história, geografia, ciências etc. A notícia e areportagem colocam o jovem em contato com está acontecendo em seu bairrro no país ou no mundo com reflexos no seu dia -a-dia, levando-o a adotar um posicionamneto conciente e até mesmo uma atuação a partir desse conhecimento. É por meio da linguagem que expressamos ideias, pensamentos e intensões, por meio delas estabelecemos relações interpessoais tão importantes para o adolescente que esta´em busca da sua identidade.
Muita gente ainda trilha o caminho tradicional da tradução de texto e da memorização de vocabulario. Já a teoria e prática suficientes para dizer que essas não são as melhores opções.
O professor tem como importância dar continuidade a Divulgação Cientifica de modo a intensificar o raciocíno e instrumento e instrumentalizar o dominio da escrita, isso dará ao aluno maior expressivamente gerando conceitos.
Uma tarefa imporante do mestre é informatizar a linguistica, intermediando conhecimento gerando a busca do aluno descutindo aspectos despertando curiosidades, colocando tudo em conjunto.
Conforme vimos no texto da UNESCO divulgou a tragica noticia de que nossos jovens brasieliros estão terminando sua escolaridade obrigatória e muitos não tem habilidade de leitura, foi um potencial muito baixo. Entre as três áreas avaliadas, leitura, matemática e ciências.
O Brasil apresentou um nivel muito baixo, 84% dos adolescentes avaliados apresentaram habilidades abaixo do nivel 2, ressaltando desse total temos 33% no nivel 1 e 23% abaixo do nível 1, é uma vergonha para nós brasileiro ouvir um percentual desses; realmente triste. Hoje cada vez mais em nossa sociedade, aleitura é fundamental para nos associarmos, de acordo o relatório da UNESCO, a leitura é essencial para se oter êxitoo nas sociedades, na vida moderna dependendo muito de se acessa adequadamente, administrar, integrar, avaliar e refletir sobre a informação escrita, e para isso precisamos ler textos e livros, variados, etc...
O que pecebemos na educação de modo geral, existe varios aspectos que levou o Brasil nesse pecentual de um nível tão baixo. Entre estão a falta de interesse dos professores a falta de oportunidades, a falta de motivação, socio-econômico, etc. De um modo geral pouco dão imporancia ou nehum interesse em sala de aula.
Atualmente, com as novas pespectivas na analise do discurso tem se abordado questões de envolve a divulgação cientifa especialmente aquelas que dizem respeito à neutralidade a a ausência do sujeito na fala cientifica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário