domingo, 30 de maio de 2010

Compreendendo a Leitura e a Formação Docente


Olhe ao seu redor! Observe como os símbolos, imagens e textos estão espalhados por toda parte. Estamos em contato com a leitura a todo momento, isto implica ler a todo instante: o letreiro do ônibus, placas, sinais, nomes de ruas, jornais, anúncios, enfim, vivemos numa sociedade letrada.

Quando lemos, e, compreendemos, nos transportamos a mente do autor, pois desvendamos seu pensamento e idéias, ali expostas.

A leitura é um processo dinâmico. Para compreender o que se lê faz-se necessário desenvolver algumas habilidades como: rever os conhecimentos prévios, fazer previsões, formular hipóteses. É um processo de interação de quem lê sobre quem escreve, leitor e autor, no entanto, este processo tem que ser construído, estimulado e incentivado.

A escola é a principal instituição responsável pela formação desses leitores e o professor o mediador, cabe a ele, incentivar a aproximação a esse mundo tão fascinante, que nos transporta para diversas dimensões e nos desperta emoções.

Mas será que o professor pode ser um mediador sem se apropriar da leitura?

Certamente não. A formação do docente, também se faz através da leitura e da compreensão da sociedade, onde estão inseridos os alunos.

O docente na sua prática pedagógica deve ser o ponto de referência de como a leitura enriquece o indivíduo. Apenas passar conteúdos sem vivenciá-los, torna o exercício da profissão difícil e desgastante e a aprendizagem superficial.

Ler em todas as esferas e compreender o mundo que nos rodeia, é participar ativamente das mudanças e configurar novos conceitos.

Imagine um mundo sem textos e sem símbolos! Certamente seria como um “dia sem noite”, ficaríamos soltos e dispersos, teríamos que formular novos métodos de interação.

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