domingo, 30 de maio de 2010

Pontos criticos dos atuais cursos de Pedagogia



O esvaziamento dos estudos teóricos de Pedagogia, razão pela qual afirmo que não há pedagogia nos cursos de Pedagogia. Não é difícil de se constatar que, boa parte das faculdades de educação, não se estuda mais pedagogia: quem emite juízos sobre questões de pedagogia hoje são os sociólogos, os cientistas políticos, os especialistas em políticas educacionais. Com raras exceções, faltam nas faculdades de educação precisamente os pedagogos para formular políticas para as escolas, para analisar criticamente inovações pedagógicas, para formular teorias de aprendizagem, investigar métodos de ensino, concepções e procedimnetos de avaliação escolar etc. Com efeito, onde são formados hoje os profissionais para pensar as políticas de educação? Quais têm sido as referências pedagógicas dessas políticas? Onde se formam os administradores educacionais? E os diretores de escola? Onde e como têm sido preparados profissionais para a gestão do currículo e promoção do desenvolvimento profissional dos professores na escola? Quem ajuda os professores nas suas dificuldades com a aprendizagem dos alunos? Quem na escola responde pelas práticas de organização e gestão como instâncias formativas? São raras as instituições que cuidam de modo sério e competente da formação desses profissionais, pois a pedagogia, quero dizer, a teoria pedagógica e as formas específicas de ação pedagógica estão ausentes das faculdades de educação. É, em parte, por isso que o campo de educação e do ensino não tem conseguido sequer um consenso mínimo sobre políticas para a escola básica, formas de organização e gestão da escola, formatos curriculares, níveis esperados de desempenho escolar dos alunos, a formação necessária de professores para determinadas demandas da prática. Por consequência, não é para estranhar que o campo da educação não tenha conseguido, até hoje, formular um sistema integrado e articulado de formação de educadores.

Libânea. José Carlos, Revista Presença Pedagógiva

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