domingo, 30 de maio de 2010

Projeto Político Pedagógico



Modalidade de Ensino – Educação Infantil e Ensino Fundamental 1º ao 5º ano


Visão

A Escola tem a finalidade de contribuir para que seus educandos tenham uma compreensão melhor do outros, compreendendo melhor o mundo.

Para tanto é preciso entender que um dos pilares da educação é APRENDER A CONVIVER, onde deverá se priorizar: a compreensão do outro, sua cultura, tradição, história e espiritualidade, criar um espírito que impulsione a realização de projetos comuns, soluções inteligentes e pacíficas para os conflitos, pela compreensão da interdependência entre todos.


Missão

Oferecer a Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano à comunidade, com ensino de excelência, proporcionando condições para a formação de pessoas que se auto-realizem, sejam felizes e participem construtivamente da sociedade, para que a mesma tenha justiça social, convivência a harmonia e respeito.

Fundamentação Teórica

A Escola constitui-se a partir de um conjunto de crenças e expectativas que, fundamentadas e normalizadas, traduziram-se em um conjunto de princípios que guiarão os planejamentos e as ações dos envolvidos no contexto escolar. Sendo assim, a Escola, apóia-se nos fundamentos perpassados pelos pontos de vistas filosóficos, antropológico, epistemológico e psicológico.

A Escola tem como perspectiva o Homem como ser uno, indivisível nas suas dimensões biológicas, social e espiritual. Considerando-se esse pressuposto, a Escola busca, através de todos os meios, o desenvolvimento dessas dimensões, permeando o processo educativo com o trabalho intencional no âmbito de consciente de sua ativa, criativa e criadora, no espírito critico para que o sujeito do conhecimento, orientado pelos princípios do respeito humano, possa ser agente transformador do contexto e de si próprio, no exercício e compreensão da cidadania.

Esse homem deve comprometer-se com a aquisição do conhecimento, com o exercício da sua vontade e da autodisciplina o alargamento e aplicação dos saberes, investindo nessa construção tanto do ponto de vista individual, quanto coletivo, rumo à autonomia. Acreditamos na aplicação do conhecimento, que leve o aluno a uma leitura global de mundo e de realidade como forma de ultrapassar a dicotomia teórica e prática, a mera aquisição acadêmica que pode ser estéril.


Tema transversal : Pluralidade Cultural

O estudo desse tema vai proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer sua origem como brasileiro e como participante de uma grupo cultural especifico. Sabendo que o cotidiano é uma fonte inesgotável de manifestações de diversidade cultural, o professor pode e deve utilizar-se de acontecimentos que venham subsidiar seu trabalho, tais como fatos acontecimentos na comunidade escolar ou comunidade em que a escola está inserida: fatos acontecidos a nível regional ou nacional veiculados por jornais, rádio e TV, dando, assim, um caráter prático e real sobre o assunto.

O trabalho pedagógico sobre o tema pluralidade deve ser abordado em diversas áreas do conhecimento.

Nas aulas de Língua Portuguesa podemos desenvolver atividades acerca da diversidade o que representa os vários tipos de linguagem, já que era conhecer a existência do uso de outras línguas diferentes da língua Portuguesa, idioma oficial, significa não só a ampliação de horizontes, como também compreensão da complexidade do país. A escola tem a possibilidade de trabalhar com esse panorama rico e complexo, referindo-se à existência, estrutura e uso de centenas de línguas. Pode, com isso, além de oferecer informações e possibilitar reflexões sobre a língua materna, promover a compreensão de como se constituem identidades e singularidades de diferentes povos e etnias, considerando as diferentes línguas (o bilingüismo e o multilinguismo) e linguagem presentes nas diversas regiões do Brasil e de outros países.

É necessário considerar outros modos de comunicação, como a linguagem do corpo e a linguagem das artes em geral, permitindo transversalizar, em particular, com Educação Física e Arte. A música, a dança, as artes em geral, vinculadas aos diferentes grupos étnicos e as composições regionais típicas, são manifestações culturais que a criança e o adolescente poderão conhecer e vivenciar. Dessa forma enriquecerão seu conhecimento sobre a diversidade presente no Brasil, enquanto desenvolvem seu próprio potencial expressivo.


Comunidade escolar

A escola realiza ao longo do ano letivo eventos educacionais que extrapolam a visão limitante da sala de aula, para ampliar a produção cultural, artística e cientifica de forma interdisciplinar e contextualizada.


Novas tecnologias

A Escola estabelece um currículo alinhado às grandes transformações de seu tempo, oportunizando a aquisição de conhecimento técnico-científicos, a educação estética, a apropriação de diferentes códigos e linguagens e o desenvolvimento de habilidades cognitivas, atitudinais e sociais.


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