domingo, 30 de maio de 2010

Interação e Mediação: Vygotsky



"Somos produtos da interação com o meio.” Para Vygotsky o meio é responsável pelo processo de desenvolvimento humano. O individuo jamais poderia se desenvolver sem a interação; o meio social e a troca de experiências propiciam isso.

Como poderia uma criança ser capaz de desenvolver a fala se não tivesse contato com outras pessoas que se utilizam dela?

O menino lobo encontrado em Aveyron, França é um exemplo claro, ele possuía uma postura de animal, uivava como os lobos (essa era a linguagem que ele tinha desenvolvido). Fica evidente que as características inatas por se só não conseguem desenvolver o indivíduo.

Para compreender o mundo com seus conceitos múltiplos, a criança necessita de alguém para mediar à aprendizagem (coordenar).

O educador assume o papel de mediador no exercício da sua pratica docente, na medida, que interage com os alunos construindo novos conhecimentos.

Na mediação realizada entre professor \ aluno é necessário que ele(professor) conheça os conteúdos prévios dos alunos e trabalhe em cima desses para obter os resultados objetivados.

Vygotsky também desenvolveu o conceito de ZDP ( Zona de desenvolvimento próxima), que é descrito como a distancia existente entre o nível de desenvolvimento real ( aquele em que a criança consegue resolver sem auxilio um problema) e o nível de desenvolvimento potencial ( onde necessariamente a criança precisa de orientação ou auxilio de alguém mais capacitado).

É na Zona de Desenvolvimento Potencial que se desenvolve as funções do conhecimento (cognitivo).

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